Maria Luiza

Dir.

Marcelo Díaz

|

Brasil-pt

|

2019

|

80 min

|

Documental

Prod.:

Diazul De Cinema

Prod. de Impacto:

Marcelo Díaz
Denunciar as violações sofridas por Maria Luiza, mostrando a trajetória de luta de uma mulher que foge ao estereótipo, ao afirmar-se como trans, militar e católica.

Sinopse:

Maria Luiza da Silva é a primeira transexual na história das Forças Armadas Brasileiras, e após 22 anos de trabalho como militar, foi aposentada por invalidez. O filme investiga as motivações para impedi-la de vestir a farda feminina e a sua trajetória de afirmação como mulher trans, militar e católica.
Ilustración de binoculares color azul

Por que conhecer esta campanha de impacto?

Recomendamos esse estudo de caso às campanhas de impacto que buscam mudanças e diálogo com instituições conservadoras. Por meio dessa campanha foi possível promover um debate sobre a violação dos direitos das pessoas trans em instituições conservadoras, dando visibilidade às pessoas trans, em diferentes posições sociais, contribuindo para a afirmação da despatologização da transexualidade. Especificamente, indicamos esse estudo àqueles que buscam impactar diretamente na vida de seus/suas protagonistas. Nesse sentido, a campanha apoiou a batalha jurídica de Maria Luiza, a primeira trans das Forças Armadas Brasileiras, e contribuiu para o seu desdobramento positivo na justiça brasileira. Ao visibilizar as subjetividades de Maria Luiza, como mulher trans, militar, católica, idosa e apaixonada por carros, aviões e mecânica, o projeto ajudou a desconstruir estereótipos, atribuídos a pessoas trans. Recomendamos, ainda, o estudo a projetos ligados à temática LGBTQIA+, em geral.

Se este caso ressoa com você, compartilhe.