Projeto Quipu

Dir.

Rosemarie Lerner, Maria Ignacia Court

|

Chile-pt, Colômbia, Perú-pt

|

2016

|

40 min

|

Documental

Prod.:

Chaka Studio

Prod.:

Sandra Tabares Duque Rosemarie Lerner, Maria Ignacia Court, Núria Frígola Torrent (Peru), Julia Gamarra (Peru)
A injustiça da esterilização forçada ocorreu devido a uma política sistemática de Estado dirigida a mulheres e a homens indígenas.

Sinopse:

Projeto Quipu é um documentário transmídia que conta a história de pessoas que foram esterilizadas sem seu consentimento prévio ou mesmo forçadas a fazê-lo, no Peru, na década de 1990, e que até hoje lutam por justiça. Com uma linha telefônica especialmente criada, um site, uma campanha de impacto e um documentário curta-metragem, o projeto representa uma possibilidade para as vítimas dessa política de Estado contarem suas histórias, alcançando um público ao redor do mundo.
Ilustración de binoculares color azul

Por que conhecer esta campanha de impacto?

O objetivo do Projeto Quipu foi o de conectar e mobilizar mulheres, no Peru, ao compartilhar suas histórias de esterilização forçada, ampliando suas vozes até alcançarem um público nacional e internacional, e, assim, pressionar o Estado peruano na busca por justiça e reparação. O projeto também procurou sensibilizar as elites urbanas peruanas, que muitas vezes negaram ou justificaram tal política. Por meio da combinação de velhas e novas mídias, o projeto desenvolveu uma estratégia de participação, conectando pessoas esterilizadas em áreas rurais e remotas do Peru, com o público nacional e internacional, o que levou à criação de um arquivo de memória coletiva acessível a ambos os lados, apesar de sua desigualdade de acesso digital. Quipu teve ampla cobertura em 130 países, tornando mundialmente visível o tema das esterilizações forçadas. Contribuiu, assim, para o desenvolvimento de processos de impacto social e pessoal, como por exemplo a consolidação da primeira organização nacional de mulheres esterilizadas, a Associação de Mulheres Peruanas Afetadas pelas Esterilizações Forçadas (AMPAEF), em 2017.

Se este caso ressoa com você, compartilhe.