Agora que estamos juntas
Dir.
Patricia Balderas Castro
|
México-pt
|
2016
|
82 min
|
Documental
Prod.:
Bandada Films (Patricia Balderas Castro y Claudia Ruiz Capdevielle)
Prod.:
Impacta Cine (Merle Iliná y Michelle Plascencia) y Bandada Films (Patricia Balderas Castro y Claudia Ruiz Capdevielle)
Juntas e nas ruas: transformar o medo em força, o silêncio em diálogo e o assédio em ação coletiva e espaços de alegria. #NãoNosSeparemos
Sinopse:
Um documentário que entrelaça o íntimo e o coletivo para falar sobre o assédio nas ruas e a força transformadora das mulheres ao caminhar juntas. Por meio de um diálogo entre gerações — mães, filhas, amigas e companheiras de luta — o filme traça um mapa emocional e político do medo, da fúria, da ternura e da esperança, abrindo caminhos para a autodefesa, a alegria compartilhada e a reapropriação do espaço público.

- Assédio sexual, Gênero
- Comportamento, Fortalecimento da comunidade, Mentalidade e percepção
Por que conhecer esta campanha de impacto?
A campanha #NãoNosSeparemos conseguiu transformar um documentário íntimo sobre o assédio nas ruas em uma ferramenta coletiva de sensibilização, prevenção e ação feminista. Por meio de exibições públicas, oficinas em escolas, parcerias comunitárias e metodologias participativas, a iniciativa alcançou mais de 2.500 pessoas no México, além de chegar a audiências na China, França, Tailândia e Quênia, por meio de sessões organizadas por universidades, embaixadas e coletivos.
Sua principal contribuição é mostrar que o cinema pode gerar espaços de confiança onde as mulheres se reconhecem como sujeitas de transformação. A acessibilidade (Língua de Sinais Mexicana, audiodescrição, legendas multilíngues) não é um extra, e sim um eixo transformador. A experiência pode inspirar cineastas e educador(e)s interessad(e)s em temas de gênero, direitos humanos e pedagogia crítica. Além disso, esta campanha é um exemplo de colaboração entre equipe realizadora, distribuidora comercial e campanha de impacto.